segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Prendinhas para usar na escola

Não sou adepta de comprar uma mochila diferente para o meu filho a cada ano que passa só porque tem de ser. Desde que a do ano anterior esteja em condições, nem se pensa duas vezes. A excepção foi no ano em que lhe ofereceram uma mochila com trolley incorporado, pensei que ia dar muito jeito, mas estorvava mais do que facilitava, uma vez que o ia levar quase todos os dias de autocarro, era um peso extra que tinha de carregar. Ainda por cima, na escola ele tinha de descer uma escada imensa para ir para a sala de aula, e ia com aquele peso monstro que só lhe fazia mal... Por isso, no ano seguinte, não hesitei e comprei-lhe uma mochila nova, sem trolley.

Sou sempre o mais poupada que consigo, mas também não me agrada comprar muito barato num ano para voltar a ter de comprar logo no ano seguinte. O meu método consiste em ir comprando durante o ano aquelas coisas mais básicas, como lápis, borrachas, canetas, cadernos de capa preta, colas, etc.. Fico com esse stock em casa e na altura do início das aulas só me falta comprar aquelas coisas que dependem mais dos pedidos específicos dos professores.

Como o G. faz anos antes do início do ano letivo e a avó me tinha pedido ajuda para escolher a prenda dele, resolvi levá-lo à Staples a vermos as mochilas, só para ver a reação dele, se alguma a um preço razoável lhe agradava. A do ano passado que ele adorava, já durava há dois anos e tinha um fecho estragado e estava estafadinha até mais não.

Mal deu de caras com uma da Star Wars, ficou rendido. Havia outras com os mesmos personagens, ao mesmo preço, mas aquela arrebatou-o mesmo. Disse-lhe que não íamos levar naquele dia porque ainda precisava ver o que mais fazia falta para a escola e que era mais fácil levarmos depois tudo, lá se conformou, apesar de pesaroso e a pensar que quando a fossemos buscar, já não a encontraríamos.

Quando o pai veio ter connosco, dei uma desculpa que precisava de ir comprar umas coisas para mim e que não os queria aborrecer, que fossem passear um pouco, corri novamente para a Staples e inspecionei a mochila com mais atenção, pareceu-me resistente, de boa qualidade, juntei um estojo igual, que um dos do ano passado também precisava ser substituído, uma embalagem de cores de cera twist-up que nunca podem falhar também no estojo do G., umas canetas BIC que já são tradição e aproveitei para descontar um dos dois vales de 5€ que a Staples me havia enviado, tudo para a mala do carro, missão cumprida, avó! ;)




E pronto, a saga Star Wars vai continuar... pelo menos cá por casa! Lá vou eu todos os dias começar as minhas manhãs com este personagem sinistro a olhar para mim...


Estes lápis de cera twist-up já acompanham o meu filho desde o primeiro ano. São super-práticos, as cores muito luminosas, ele adora-os e eu, quando vejo os resultados no papel, também :) Já quando era mais pequenino e andava na pré, lhos comprava, a embalagem mais pequena, para se entreter em casa. Houve um ano em que experimentei outra marca branca, mas o resultado foi desastroso. Eram ligeiramente mais baratos, mas as cores muito mais esbatidas e se algum caísse no chão, as cargas partiam logo. Estas às vezes também se podem partir (houve uma altura em que tive de me chatear com ele porque andava com a mania de tirar as cargas da caneta plástica, ora aí às vezes partia-as...), mas mesmo assim são mais resistentes. São mesmo práticas, à medida que se vão usando, roda-se um bocadinho a parte de cima e a ponta vai descendo. Um ótimo investimento :)

      

Eu adoro as canetas BIC, o único problema do G., que pode acontecer com qualquer caneta, é que como é esquerdino, ao escrever vai passando a mão por cima e se a caneta largar muita tinta, pode borrar. Já me apercebi que com estas edições mais 'especiais', geralmente não acontece tanto, por isso aposto nelas também.    

 Posto isto, será que ele gostou? Ou ficou danado por receber material escolar? Adorou! Quando abriu o saco-presente e viu a mochila ficou  histérico. Acho que ele estava mesmo convencido que quando esta semana voltássemos à loja, já não ia ter a mochila nem as cores de cera, que muitas vezes esgotam logo de seguida. 

Às vezes temos a ideia preconcebida que por serem crianças só acham piada a brinquedos e nem sempre acontece. Ainda no ano passado a minha mãe ficou espantada com a alegria dele quando recebeu uns sapatos da H&M como prenda dela e disse que tinha sido a melhor prenda do dia (partilha da doideira da mãe pela H&M), esquecendo o tablet novo, jogos de consola, etc... É bom darem valor também às outras coisas que são necessárias no dia-a-dia e que não caem do céu. Fico agradecida por ele perceber isso. Não sabemos o dia de amanhã. Prefiro sempre dar graças pelo que tenho do que chorar pelo que não tenho. É muita frustração inútil acumulada. E não quero que ele cresça assim. Haverá muitas opções que vai fazer diferentes das minhas, não o poderei evitar e faz parte da vida. Mas ficarei feliz se forem sempre opções conscientes. Oh céus, mas o que tem isto a ver com material escolar?? Nada, eu sei, a conversa é mesmo como as cerejas... :D      
          

    

        

2 comentários:

  1. Vim retribuir a visita e deparei-me com este post.

    Lá em casa, éramos dois em idade escolar, e o dinheiro não nascia nas árvores. A mochila da escola tinha de durar o máximo possível, que cá não havia luxos. A primeira vez que tive uma mochila "de marca" foi um ano em que fiz de babysitter e paguei a minha própria mochila. Durou anos. Chorei-a até não puder mais quando estava por um fio, e tinha de ser, claramente, colocada de parte.

    Também sempre gostei de receber roupas. Prendas são prendas, caramba!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As minhas também eram elásticas... esticavam ao máximo! LOL Duravam anos! Beijinhos

      Eliminar

Muito obrigada pelo seu comentário, vou ler com toda a atenção e responder aqui no post :D Se tem um blog, não se esqueça de deixar o endereço, quero muito conhecê-lo ;)