quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Panquecas de polvilho doce

Uma coisa que cá em casa é muito apreciada pela grande variedade de combinações que se consegue fazer são os crepes. Ainda os faço muito de vez em quando, mas como a minha alimentação e os cuidados que tenho com ela exigem algumas restrições, costumo ter em casa polvilho doce, que é uma farinha proveniente da mandioca e que não possui qualquer vestígio de glúten, que uso para fazer panquecas quando me lembro dos saudosos crepes ;)  

A consistência da panqueca é ligeiramente diferente das que são feitas com farinha de trigo. Quem conhece o pão de queijo, que também é feito com polvilho, percebe o que eu quero dizer.

A receita que uso é a seguinte:

  • 4 ovos
  • 2 xícaras (de chá) de leite
  • 250g de polvilho doce
  • 1 colher (de café) de sal
Bater tudo até ficar bem misturado. Untar o fundo de uma frigideira (humedeço o fundo com papel de cozinha molhado em óleo, muito pouco, para não deixar excesso) e deitar uma concha de massa de cada vez, cobrindo o fundo. Deixar assar, virar e deixar assar do outro lado.



Depois é dar asas à imaginação, doces ou salgadas, há recheios para todos os gostos. Quando as quero doces, polvilho com canela (sem açúcar), quando quero salgadas, depende, posso rechear com espinafres salteados, queijo quark, fiambre de frango, cogumelos, enfim, depende do apetite e do que houver na despensa ;)

As da foto são polvilhadas com canela e têm em cima um queijinho light e compota de 4 frutos sem açúcar. E souberam que nem ginjas :D           


   

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Penso que nunca experimentei polvilho mas as panquecas têm um aspecto óptimo e se são mais saudáveis, melhor ainda!

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito boas de facto, a textura é que fica ligeiramente mais elástica que uma panqueca normal :)

      Eliminar

Muito obrigada pelo seu comentário, vou ler com toda a atenção e responder aqui no post :D Se tem um blog, não se esqueça de deixar o endereço, quero muito conhecê-lo ;)