sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Bolachinhas de canela

No outro dia estivemos de rolo da massa em riste a fazer umas bolachinhas. O avô do G. está a recuperar de uma cirurgia e o pequenote quis fazer-lhe uma surpresa docinha :)

Não costumo fazer bolachas caseiras muitas vezes, confesso, mais porque fujo das bolachas a sete pés, para o estrago não ser muito grande. Mas vou procurar receitas mais saudáveis para pôr em prática, prometo! Até porque o meu filho é o às das formas de bolachas, adora cortá-las... e comê-las, pois claro!



A receita que costumamos fazer mais é a de bolachas de canela, isto porque o G. uma vez foi com a escola a uma visita de estudo onde estiveram a fazê-las e ficou fã. Também adoro o saborzinho da canela, dispensava bem era a manteiga. Substituo sempre é a farinha, uso integral em vez de farinha branca.

Então a receita que usámos é a seguinte:

Ingredientes:
  • 300 gr. de farinha (uso integral)
  • 200 gr. de açúcar
  • 150 gr. de margarina à temperatura ambiente (ponho sempre umas gramas a menos)
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de canela em pó
Depois é sujar as mãos! Peneira-se a farinha, junta-se os ovos, o açúcar e a canela, mais a margarina cortada aos bocados e trabalha-se a massa até os ingredientes ficarem perfeitamente ligados. Às vezes, dependendo do tamanho dos ovos, é preciso juntar mais um pouquinho de farinha. Quando já está bem amassado, a massa vai ao frigorífico. Não é preciso tanto, na receita original marca uma hora, mas eu deixo sempre de um dia para o outro, depois é mais fácil de estender.

Agora a fase criativa! ;) Estender a massa com o rolo, mais ou menos com meio cm de espessura, cortar e levar ao forno durante uns 15 minutos. Não deixar cozer demais para não ficarem duras, elas depois de frias ainda endurecem um bocadinho. 

E pronto, depois é só saborear! :)

     
  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário, vou ler com toda a atenção e responder aqui no post :D Se tem um blog, não se esqueça de deixar o endereço, quero muito conhecê-lo ;)