sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Benefícios da sopa

Gosto muito de sopa e, depois dos recentes dias de calor abrasador, em que me faltou a coragem para a fazer, foi com verdadeiro deleite que comi a minha tigela de sopa de feijão branco e nabiças há dois ou três dias atrás. Bem sei que com o tempo quente saberia melhor um gaspacho, mas é coisa que não aprecio lá muito... quem me tira a sopinha tradicional, tira-me tudo!

A sopa é uma ótima forma de comermos uma boa dose de vegetais, mesmo aqueles de que não gostamos tanto. O meu filhote, por exemplo, recua aterrado perante a perspetiva de um prato de feijão verde, mas ainda há umas semanas me dizia como tinha gostado da sopa que tinha comido ao jantar... feita com feijão verde passado com a varinha mágica - coisa que nem lhe passava pela cabeça!


Além disso, quando cozemos os legumes para uma refeição, grande parte das suas vitaminas e nutrientes perdem-se na água da cozedura, o que não acontece quando fazemos uma sopa, tudo permanece e é absorvido pelo nosso organismo, especialmente as propriedades antioxidantes e protetoras dos alimentos.  É também uma importante fonte de fibras, ajuda a regular o intestino e os níveis de colesterol.   

Também ajuda imenso nas dietas porque, além de provocar uma sensação de saciedade que nos impede de ingerir calorias extra (regula o apetite), tem um baixo valor calórico (desde que não seja enriquecida com natas, enchidos, etc.).    



Cá em casa não uso batata na sopa, já há muitos anos que a troquei pela curgete, que deixa a sopa igualmente cremosa. Na minha tigela acrescento muitas vezes farelo de trigo, para um teor de fibra ainda maior, apesar de ter de ouvir logo um "que nojo!!" do meu filho, que acha que a mãe é a criatura mais estranha à face da terra por misturar sementes de sésamo, de girassol, chia, quinoa, etc, nas refeições...

       
      


1 comentário:

  1. Obrigada, também fui conhecer o seu e adorei, não consigo é deixar comentário pq dá erro, mas adorei o post das Paez, são fantásticas. Beijinho e obrigada

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo seu comentário, vou ler com toda a atenção e responder aqui no post :D Se tem um blog, não se esqueça de deixar o endereço, quero muito conhecê-lo ;)